Categorias
Uncategorized

Envelhecer com saúde

A cada ano milhões de pessoas completam mais de 60 anos e desejam usufruir tudo que a vida pode oferecer

A Organização Mundial da Saúde propõe que a década 2020-2030 tenha como foco o envelhecimento saudável. E segundo a própria OMS, o envelhecimento saudável não é a ausência de doença, e sim a preservação da capacidade funcional que garanta ao idoso ter independência e autonomia para realizar suas atividades diárias, mantendo uma boa qualidade de vida física, mental e social.

Em todo o mundo aumenta a expectativa de vida das pessoas e organizações mundiais estabeleceram cinco objetivos estratégicos a serem alcançados para assegurar a qualidade de vida :

  • engajamento de todos os países com ações voltadas para o envelhecimento saudável da população;
  • criação de ambientes “amigos do idoso” nas cidades;
  • enquadramento dos sistemas de saúde para atender às necessidades dos mais velhos;
  • desenvolvimento de serviços de cuidados de longo prazo, como centros comunitários e instituições;
  • aperfeiçoamento da medição e do monitoramento de dados.
Conceitos fundamentais do envelhecimento ativo

Em abril de 2018, ano em que o Estatuto do Idoso completou 15 anos, o governo brasileiro lançou o programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa que incentiva Estados e municípios a desenvolverem ações voltadas para as pessoas com mais de 60 anos. O programa segue as recomendação das Nações Unidas voltadas para proporcionar qualidade de vida e promover o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável. As medidas são urgentes, pois o país do futuro está envelhecendo. Segundo os estudos, a cada ano mais de um milhão de pessoas se tornam idosas no Brasil. Assegurar uma boa qualidade de vida traz desafios tanto para governos e instituições quanto para as famílias.

Enquanto governos e instituições precisam investir em políticas públicas para assegurar o envelhecimento em condições adequadas, cada pessoa também pode adotar medidas preventivas, como a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde. E quanto mais cedo começar, melhor para manter-se em condições de desfrutar tudo que a vida possa oferecer na terceira idade. A família e os amigos também exercem papel importante, estimulando a adoção de atitudes saudáveis, mantendo o convívio com os idosos, ajudando na preservação de suas habilidades e na superação das dificuldades comuns ao envelhecimento. Da mesma forma, conhecer os direitos, acompanhar e zelar pelo cumprimento das políticas públicas voltadas para promoção do envelhecimento ativo, cidadão, saudável e sustentável é fator importante para assegurar uma boa qualidade de vida hoje e no futuro.

Brasil acompanha tendência mundial de aumento da população idosa



População no Brasil
Em 2017, a população acima de 60 anos chegou a 30,2 milhões, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgada em abril pelo IBGE e, até 2031, o número de idosos vai superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. Um ano antes, eram 29,56 milhões e, em 2012, 25,4 milhões – ou seja, em 5 anos, o país ganhou 4,8 milhões de idosos, um acréscimo de 18%.As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).

Saiba mais no site do IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clique aqui para falar comigo!